Filé de dourado é um prato sofisticado e saboroso, que leva um dos peixes mais nobres da água doce. O dourado tem uma carne firme, branca e suculenta, que fica ótima com um molho de alcaparras e limão. É uma receita fácil e rápida de fazer, que vai impressionar os seus convidados.
Ingredientes necessários para fazer o filé de dourado
4 filés de dourado
Suco de 2 limões
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de alcaparras
Salsinha picada a gosto
Modo de preparo do filé de dourado
Tempere os filés de dourado com o suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe marinar por 10 minutos na geladeira.
Passe os filés pela farinha de trigo, sacudindo o excesso.
Em uma frigideira, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e frite os filés em fogo médio-alto até dourarem dos dois lados. Reserve em um prato.
Tabela de conteúdos
Na mesma frigideira, derreta o restante da manteiga e adicione o suco do outro limão e as alcaparras. Deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Despeje o molho sobre os filés de dourado e salpique salsinha por cima.
Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.
Benefícios do filé de dourado
O filé de dourado é um prato que oferece diversos benefícios para a saúde, como: O dourado é uma fonte de proteína magra, que ajuda na construção e manutenção dos músculos.
O dourado também contém ômega-3, um ácido graxo essencial que protege o coração, o cérebro e o sistema imunológico.
O limão é rico em vitamina C, que fortalece as defesas do organismo e previne infecções.
As alcaparras são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento celular.
A salsinha é uma erva fresca que contém vitaminas A, K e C, além de minerais como ferro, cálcio e magnésio.
Origem do filé de dourado
O filé de dourado é um prato que tem origem sul-americana, pois o dourado é um peixe que habita os rios da bacia do Prata, que abrange os países da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O dourado é um peixe migratório, que percorre longas distâncias para se reproduzir.
Ele é considerado o rei dos rios, pela sua beleza, força e tamanho. Ele pode chegar a medir até 1,5 metro de comprimento e pesar até 25 quilos. Seu nome científico é Salminus brasiliensis. O filé de dourado é uma forma de preparar esse peixe, que pode ser feito com diferentes molhos e acompanhamentos, de acordo com o gosto e a tradição de cada região.
O que é o dourado?
Também chamado de dourado, piraju, pirajuba ou saijé, o Salminus brasiliensis é um peixe de água doce que vive nas bacias dos rios da Prata, São Francisco e Amazonas, na América do Sul. Ele é o rei dos rios, por seu tamanho, força e beleza.
Ele pode pesar até 25 quilos e medir até 1,5 metro de comprimento. Sua carne é saborosa, firme e branca, e é muito usada na gastronomia brasileira. Ele tem pintas escuras e redondas pelo corpo, que originaram seu nome comum.
Ele tem dentes afiados e uma boca grande, que usa para caçar outros peixes. Ele é um peixe que migra para se reproduzir, percorrendo longas distâncias. Seu nome científico é Salminus brasiliensis.
Gostou? Siga o receitinhascaseiras.com.br nas redes sociais! Lá tem receitinhas receitas como essa todos os dias.
Instagram: @receitinhascaseirasoficial / Facebook: Receitinhas caseiras / Twitter: @BlogReceitinhas