Coloque numa panela água, o bucho, o vinagre e leve ao fogo médio. Deixe ferver por 2 minutos. Apague o fogo, escorra e despreze a água e tempere o bucho com colorau, alho, sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Numa panela com água, coloque a linguiça e o bacon. Leve ao fogo médio e deixe ferver por alguns minutos para retirar a gordura. Apague o fogo, escorra e despreze a água e reserve as carnes.
Tempere o mocotó com sal e pimenta-do-reino moída, alho picado, colorau e vinagre. Transfira para uma panela de pressão com água, junte o louro, leve ao fogo médio e cozinhe por 1 hora. Apague o fogo, retire a pressão, abra a panela e retire todo o osso do mocotó e o louro. Reserve a carne do mocotó e a água do cozimento.
Numa panela de pressão, coloque o feijão com a água onde ele ficou de molho, tempere com sal e folhas de louro. Leve ao fogo médio por 30 minutos. Apague o fogo, retire a pressão, despreze as folhas de louro e reserve o feijão.
Numa panela grande, coloque a costelinha e a carne-seca, o bucho, a linguiça e o bacon, o mocotó, o feijão branco cozido, a batata, a cenoura, o coentro, o pimentão, a cebola, o tomate, o caldo de bacon, o molho de tomate.
Leve ao fogo médio e cozinhe por 20 minutos ou até a batata e a cenoura ficarem macias. Retire do fogo e sirva com arroz branco.
Dicas opcionais
Agora que você aprendeu preparar este delicioso mocotó na panela de pressão, que tal aproveitar para fazer uma deliciosa receita de rabada bovinha para aquele almoço simples do final de semana.