Hoje iremos ensinar preparar uma receita de costela no papel alumínio no bafo, que entre as inúmeras variedades de carne, a costela é a mais consumida no mundo. No Brasil, os relatos que temos é que a costela era preparada em fogo de chao e teve seu surgimento nas fazendas.
Os donos das fazendas matavam o gado para consumo e ficavam com as partes nobres, como picanha, maminha, alcatra e file mignon, o restante deixavam para os peões, como as costelas, pois eram um tipo de carne mais difícil de assar.
Enquanto trabalhavam nas fazendas, os peões faziam um buraco no chao, colocavam a costela em um tipo de espeto de pau e a deixavam assando por horas, somente com sal grosso, que em muitas vezes, era o mesmo sal usado para alimentar o gado. E foi dessa forma que nasceu um dos mais saborosos costumes, churrasco de costela!
Hoje a costela é um dos cortes mais apreciados no churrasco em todo o Brasil.
Além de super saborosa e suculenta, é uma das melhores opções custo x beneficio, agrada o paladar e o seu bolso. Para assar essa carne no bafo, será necessário uma churrasqueira a bafo, que você encontra tranquilamente em qualquer supermercado ou lojas online. E vale a pena, porque o sabor desse corte, com a técnica do bafo surpreenderá a todos.
Qual costela comprar?
Ripa: A costela de ripa também é conhecida como costela janela, é a parte superior, possui fibras mais rígidas e ossos maiores, exigindo um maior tempo de cozimento É muito utilizada para churrasco fogo de chão.
Matambre: É a capa da ripa da costela. Se extrai entre a pele e a costela. Geralmente se faz enrrolado e recheado.
Minga: Também conhecida como ponta de agulha, é a ideal para churrasqueira, com uma boa distribuição de carne e gordura. A peça pesa mais ou menos uns 15 kg, mas se pode comprar em pedaços menores.
Como temperar a costela para assar no bafo?
O tempero da costela tradicional segue sendo o mesmo de anos e anos atras :Sal grosso.
Coloque o sal grosso sobre toda a costela, em ambos lados e aperte um pouquinho. Você também pode fazer cortes na parte da gordura, para que o sal penetre melhor e isso ajuda a gordura, depois de assada, a ficar mais crocante.
Deixe assim por uns 20 minutos, para a carne adquirir o sabor ideal. Após esse tempo, retire o excesso de sal e enrrole a costela no papel aluminio.
Por que envolver a costela no papel aluminio?
Se no bafo fica bom, a costela no papel alumínio no bafo nem se fala. A importancia de usar o papel aluminio, entre outras, é que você nao perde o ponto da carne, não precisa ser um expert em carnes ou em churrasco para fazer um churrasco de costela no bafo digno, o papel aluminio te auxilia com o cozimento.
Além disso enrrolar a costela no papel alumínio, também garante uma maciez incrível, uma vez que retém os sucos da carne.
Por que assar a costela na churrasqueira a bafo?
A costela feita no bafo é o carro chefe para um bom almoço de domingo, o que torna essa carne e essa maneira de assa-la tão especial? A consistência!
A carne fica tão molinha, que parece que derrete na boca.
Como tratar a costela na churrasqueira?
O grande truque para sua costela no bafo ser sucesso é a paciência!
Com a parte dos ossos viradas para baixo, deve ser assada em fogo medio, por umas 4 horas. Depois, virar por mais ou menos uma hora.
Pronto! Agora é só servir e se deliciar com a costela no bafo. A carne fica ta macia, que desfia, desgruda dos ossos. A seguir deixamos algumas outras receitas e temperos para sua costela.
Aproveite!
Receitas de Costela
Costela temperada
Ingredientes
300 ml de água
5 dentes de alho
1 cebola cortada em cubos
Uma colher de chá de manjericão
1 colher de chá de alecrim
1 colher de chá de sálvia
2 kg de costela de boi
Sal grosso
Modo de preparo da costela
Num recipiente, coloque a costela salpicada com sal grosso e reserve.
No liquidificador , bata todos os outros ingredientes e em seguida despeja tudo no recipiente da costela, misture bem e deixe marinando na geladeira por 12 horas.
Veja também
Maminha ao molho cremoso
Passado esse tempo, embrulhe a costa em papel aluminio com duas voltas, formando um pacote. Lembre-se de fechar bem as laterais para nao escapar o tempero nem a gordura.
Leve essa maravilha para a churrasqueira a bafo e deixe-a assando por 1 hora. Apos, vire e deixa por mais 2 horas.
Costela no papel alumínio no bafo
Ingredientes
2 de costela com osso
6 cebolas grandes
Sal, alho e pimenta gosto
Modo de preparo
Tempere a costela com sal, pimenta e alho. Fatie as cebolas com aproximadamente um dedo de espessura.
Abra o papel aluminio e coloque uma camada de cebola, suficiente para o tamanho da costela, Coloque a carne em cima e cubra com o restante das cebolas.
Enrole com papel aluminio, fechando bem para nao perder o suco.
Levar à churrasqueira e aguardar. A cebola desaparecerá, mas seu sabor estará totalmente na carne, que por sua vez, estará mais saborosa que nunca.
Manteiga de ervas para acompanhar costela no bafo
Depois de pronta sua costela no bafo temperada com sal grosso, aqui te sugerimos uma incrementada deliciosa com creme de ervas.
Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
Cheiro verde a gosto
Manjericão
3 galhos de alecrim fresco
1 dente de alho
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Modo de preparo
Pique os ingredientes.
Numa panela, coloque todos os ingredientes com a manteiga e leve ao fogo.
Quando a manteiga derreter e o alho estiver bem douradinho, retire do fogo. A manteiga de ervas está prontinha.